sexta-feira, 24 de abril de 2015

11 anos



11 anos. 11 anos que passaram a correr. 11 anos de um amor sem fim. 11 anos de aventura.

Aos 11 anos a Inês é teimosa, exageradamente teimosa, tem o dom de me tirar do sério com uma rapidez incrível. Discutimos imenso, é raro o dia que não discutimos, geralmente por causa da roupa, ou porque ela é uma desarrumada, e estou farta de estar sempre a encontrar vernizes, papeis, tesouras das unhas, espalhados pela casa. Também discutimos sobre o cabelo, agora já nem tanto, se eu lhe fizer o tótó bem subido, ela aceita. Discutimos por causa dos estudos, porque ela resiste quando eu a mando estudar, não só resiste como enfrenta, acha que ela já pode decidir se precisa ou não de estudar,  eu acho que não, acho que ainda tenho uma palavra a dizer. Discutimos por causa da comida, nunca gosta de nada, deixa sempre no prato, aliás acho que ela aos 11 anos come a mesma quantidade de comida que comia aos 5 ou 6 anos. Discutimos por causa dos doces, ela come muitos doces, e eu ralho sempre, mas ela vai para a escola e vai ao bar e compra e eu encontro os papeis e ralho e ela não me obedece.

Aos 11 anos, adoro a mania que ela tem de deixar recados escondidos pela casa, seja para dizer que gosta de nós, seja para pedir desculpa, seja para pedir para vestir calções no dia a seguir. Gosto que ela desabafe comigo sobre os "problemas" de escola e que diga, que depois de me contar fica mais aliviada, porque tinha um aperto no coração. É bem educada, sabe comportar-se  tem noção das regras e valores. É uma miúda desenrascada, respondona, que faz imensa companhia e consegue ter conversas interessantes e nada infantis. É Linda, vai ser uma brasa e uma carga de trabalhos, tenho muita pena do pai dela, acho que não está preparado para o futuro. Adora pizza e lasanha e calções e tops de barriga à mostra (problemas). Usa o meu corrector de olheiras para disfarçar as borbulhas. Passa a vida  pintar as unhas..e a tirar...e a pintar. Viciada em pastilhas elásticas, adora dançar e ouve muita música africana, diz que quer aprender a dançar Kizomba ( nem que a vaca tussa).

Todo os dias quando lhe vou dar as boas noites à cama digo-lhe que a adoro. Não quero nunca que ela tenha dúvidas disso, mesmo que 5 minutos antes tenha estado aos gritos com ela, porque deixou outravez os ténis na casa de banho.

Já lá vão 11 anos, e ainda temos um longo caminho pela frente, o mais difícil estará para vir. Mas vamos fazer este caminho juntas e vamos chegar a bom porto.

Foram sem dúvida os meus melhores 11 anos.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Às vezes...

Às vezes, gostava de não ser boa pessoa, gostava de não me preocupar com os outros, gostava de não achar que a justiça é importante, gostava de conseguir defender aquilo em que não acredito, gostava de conseguir dizer o contrário do que penso. Gostava de não ter filtros, de dizer o que me vem à cabeça sem pensar demasiado nas consequências. Odeio a sensação que fica do "devia ter dito isto e aquilo".
Às vezes, gostava de ser uma filha da puta sem escrúpulos

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Páscoa

Ora então uma boa Páscoa para todos.
A minha vai ter família reunida, sol, piscina, ar puro e silêncio (ou não) e tudo isto regado a pudim de peixe da avó, entrecosto no forno da tia, tarte de banana, croissants de nutela, sobremesas maravilhosas que a outra tia faz, a famosa caldeirada de cabrito, bebida a acompanhar e nada mais.
O meu percurso nestes 3 dias que se avizinham será, descanso-cozinha-mesa de refeição-descanso-cozinha-mesa de refeição...
Vai ser isto.